segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Análise de Resident Evil 6


REVIEW

Resident evil 6 é um jogo de Ação com elementos de Terror de sobrevivência lançado pela Capcom em 2 de Outubro desse ano sendo muito esperado pelos seus milhares de fãs no mundo inteiro. Mas esse Resident Evil atendera as expectativas tão altas que os fãs tinham quanto a ele após o fracasso de Resident Evil: Operation Raccoon City ?
Começaremos por pontos básicos de uma análise:

Enredo: A história do Resident evil 6 pode ser vista neste link logo atrás, o post foi feito por mim e também pode ser acessado aqui no site.
O enredo de Resident Evil é algo que vem sempre crescendo dentro do universo do mesmo, não no sentido de ficando melhor mas no sentido de abranger uma área cada vez maior. O enredo de Resident evil 6 foi bem focado ao sentido de uma catástrofe universal então sendo focado mais em ruas e em cidades inteiras. Eu achei que algumas campanhas em especial a da Ada que perderam um pouco de propósito do personagem. Pois, Ada não tem mais uma história envolvente, ela apenas serviu como uma coadjuvante que ajuda Leon e os outros; Ela tem um propósito muito fraco para estar ali, não é como em Resident evil 4 onde pelo menos ela tem motivos de trabalho para estar no local.
 E em outras campanhas como a do Jake eles se perdem em propósitos lineares que por exemplo passa o jogo sendo perseguido pelo Ustanak e é sempre a mesma coisa, mata uns j'avos foge do Ustanak, mata, foge.... não é muito emocionante, não é muito Resident evil.
E eu achei meio cliché no jogo mesmo o relacionamento dos partners, é sempre a mesma receita: Primeiro eles tem muitas desavenças, depois eles se enxergam melhor e depois rola um clima. (Exceto a do Chris obviamente.) 
Mas o lado da guerra contra o bio-terrorismo e as revira voltas da histórias esta muito bom, e os chefes são muito bem tramados para isso apimentar essa história.
No geral o enredo é bom nada mais que isso, o bom se deve muito pelo fato dos personagens que levam o enredo nas costas.

Jogabilidade: Bom, o que falar da jogabilidade ? A jogabilidade está muito mais incrementada com várias possibilidades novas do tipo: Caminhar e atirar, pular enquanto atira, rolar, deslizar, contra-atacar, etc. Mas o fato é que ela é muito confusa dentro de um todo, ela é bem planejada só que é bem falha. Muito se deve pelo fato da câmera que se posiciona horrivelmente na jogatina, raras oportunidades ela ficara em um angulo  bom para se jogar, e eles se travam muito facilmente durante a corrida.
O pior mesmo é quando a câmera resolve focar em um objetivo você não consegue olhar pra lado nenhum e te deixa muito frustrado.
A jogabilidade esta boa porém muito confusa.

Gráficos: O que !? Uma CG !? Mas não era o mesmo motor gráfico do Resident Evil 5 Capcom ? La não tinha nenhuma CG. Pois é, o muito elogiado motor gráfico de Resident Evil 5 que é bonito até hoje parece que não foi bem aproveitado em RE6, apelando para as famosas "CG's" (São cenas computadorizadas que ficam semelhantes a animações de filmes, não usam as cenas do jogo em si.). E antes fosse só isso, a inconstância gráfica esta muito presente em várias partes do game aparecendo os famosos "Serrilhados" que deixa seu olho cansado de tanta mudança.
O gráfico está ótimo nos personagens nas Cut scenes, etc. Mas o problema esta nos detalhes que parece que foram esquecidos...

Cenários: Tem uma variedade imensa de cenários que te hipnotizam pelo cuidado nessas partes e a mudança  de locais que chegam até dar a impressão que o gráfico é o melhor já visto.

Efeitos sonoros/Trilha sonora: Ótimo, tudo feito com o máximo de capricho passando a sensação e a adrenalina da situação, excelente ao extremo.

Multiplayer:
E Pra quem gosta de companhia, Resident Evil 6 como seu antecessor, nos dá uma experiencia multiplayer cooperativa, em tela dividida ou online. Tanto em modo campanha, quanto no famoso Mercenaries.

Resident Evil 6 contém um modo multiplayer para até 4 pessoas no mesmo "estágio" (no modo campanha). Sendo assim, você pode estar jogando a campanha do Leon com seu amigo, e enquanto passa por um certo lugar, encontra Sherry e Jake, Chris e Piers ou até mesmo Ada, sendo controlados por outros jogadores, tendo assim que cooperar para sairem de tal lugar, ou para se livrarem de um certo problema. (Visse e versa para cada campanha)
Com a atualização do dia 17/12/12, Ada recebeu um parceiro também!
Ele não pode ser escolhido na tela de personagens da campanha, você apenas estará habilitado a jogar com ele caso algum amigo chame você para jogar a campanha de Ada com ele.

(Opinião pessoal) O "Agente" (como é chamado o companheiro de Ada) além de ser um personagem fantasma, é tão superficial que copia os golpes de Leon, Chris, Jake, e até mesmo de Helena e Sherry. Nem abrir portas ele faz. Boa Capcom!
Mas vamos voltar ao que interessa, que é o modo Multiplayer de RE6.

No modo offline você não consegue encontrar outras pessoas por motivos  óbvios, não?
Mas ainda sim, você pode jogar a mesma campanha com um amigo em tela dividida, e também acaba encontrando outros personagens, mas agora sendo controlados pela maquina.

No modo Mercenaries, você pode jogar com um amigo convidando-o para sua sala, ou sendo convidado por ele; Já se você gosta de conhecer novas pessoas, você pode criar uma sala aberta, e esperar que alguém entre nela, ou entrar na sala de alguém. Também há o modo de tela dividida, sendo assim, jogando com algum amigo ou familiar que esteja disposto a acabar com uma horda de zumbis e J'avos que aparecem em diferentes estágios.

No modo "Caça a agente" ou "Agent Hunt" , o multiplayer é um pouco diferente, você joga como um J'avo, Zumbi e outros vários inimigos existentes em Resident Evil 6.
Neste modo, você entra em uma campanha que será escolhida aleatóriamente e seu objetivo é matar o jogador, sendo ele, Leon, Helena, Chris, Piers, Jake ou Sherry. Muitas vezes estão jogando em modo cooperativo, o que deixa as coisas um pouco mais complicadas.
Não é possivel jogar em tela dividida.

Os outros 3 modos de Resident Evil 6 ainda são apenas para Xbox 360, sendo eles: Predator, Survivors e Onslaught (Modos que podem ser jogados apenas online).

No modo Predator, você estará sendo acompanhado de duas à seis pessoas, uma dessas pessoas assumirá o papel do nosso ''amigo'' Ustanak. O objetivo é eliminar Ustanak ou pelo menos, sobreviver até o final da partida.

Já o modo Survivors é o clássico modo Versus (também é encontrado em Resident Evil 5, em dlc ou na versão dourada (RE5: Gold Edition) do game). Mas agora, o modo "Survivors" tem uma novidade: quem morre, reaparece como um inimigo e pode atacar os jogadores do outro time. Mas não fique preocupado! Para reaparecer como um humano de novo, você só precisa matar alguém do outro time e estará renascendo como humano.
O time sobrevivente ou o ultimo jogador (em caso de 1x1) vence. O modo Survivors pode ser jogado de dois a seis jogadores.

O modo "Onslaught" é como o "Versus Slayers" de Resident Evil 5. Dois jogadores  competem para ver quem acaba com mais inimigos.
Quanto mais combos você fizer, mais inimigos aparecerão na tela do oponente, e quanto mais inimigos são enviados, mais rápida é a vitória.


(Esse "pequeno" texto do Multiplayer foi feito pela Jill [Leticia Navarro], Adm do site que entende bastante do multiplayer do game que pode explicar melhor ele pra vocês.)

Inteligencia Artificial: Bom a muita questionada inteligencia artificial dos outros Resident evils prometeu pela Capcom que seria muito melhorada, a dos parceiros seria "Como se estivesse jogando online". Bom, eu achei que eles deram uma acobertada muito forte na inteligência do seu parceiro pelo fato de ele não precisar de munição e não precisar de vida, então você não tem como medir isso, mas muitas vezes você vai ver seu parceiro sair descontrolavelmente no soco contra vários inimigos juntos; A dos inimigos está ótima até demais. Agora a inteligencia artificial dos companheiros coadjuvantes como exemplo os soldados que te ajudam na campanha do Chris... Meu deus, você se irrita ao extremo com eles, o inimigo para nas costas dele e ele fica olhando para um local vazio, ele corre e pega cover do lado do inimigo, ele não te ajuda a atirar nos inimigos que estão te atacando, etc. Enfim, está horrível nessa parte a IA.

Diversão: Esse é um quesito que importa muito, se não o que mais importa na hora de adquirir um game. A diversão, afinal um jogo que te diverte precisa de algo a mais ?
Resident evil 6 diverte muito mesmo, tanto que algumas frustrações você vai reparar só quando esta finalizando pela 2ª 3ª vez o game. Ele diverte tanto quanto nos conteúdos extras quanto na campanha, e quando se joga com um amigo se torna viciante ao extremo.

Detalhes a mais: O jogo tem uma duração equivalente a 20 horas todas as campanhas juntas, mas o jogo te da vontade de recomeçar apenas a primeira vez ou ate mesmo a segunda vez que termina-o, mas depois você não quer mais saber do jogo e quer ir logo para o The mercenaries, para o multiplayer, etc.
O jogo também apresenta bastante bugs frequentes principalmente durante as campanhas principais, poucas vezes são bugs que comprometem.

Resolução final: Resident Evil é cheio de altos e baixos e com certeza não é o que a Capcom prometia, o jogo esta se deixando levar muito pelos filmes e ouvindo muito pouco os fãs para voltar para a origem do jogo depressa. O jogo trouxe muitas novidades e pouco capricho pra elas. Se o jogo vale a pena a resposta é a seguinte: 

Campanha do Leon:  É excelente que até te trás um pouco do Survival Horror dos antigos jogos. Vale a pena sem duvidas

Campanha do Chris:  É boa para um jogo de ação, a história dela sem dúvida vale a pena você jogar e conferir.

Campanha do Jake:  Ela tem algumas partes boas de se jogar e outras extremamente lineares e a história dela não é tão boa quanto a dos anteriores. Essa fica meio a livre arbítrio

Campanha da Ada:  Essa é a campanha que eu menos gostei e que eu não diria que valeria a pena joga-la.

Resident evil 6 se você procura um jogo de ação com uma história boa e com personagens ótimos vale a pena, se você esta procurando origens dessa saga... é melhor você não jogar porque vai se decepcionar muito com o jogo. 



0 comentários:

Postar um comentário